8 Dicas para cuidar do seu jardim

cuidar jardim

Cuidar do jardim não é uma tarefa tão fácil assim. Existem alguns segredinhos que você precisa saber para cuidar bem das suas plantinhas e ver seu jardim bem vistoso, seja no quintal da sua casa ou na varada do seu apartamento.

O blog do Dida preparou algumas dicas bem legais e úteis para você saber do que vai precisar para fazer dessa prática um hobby delicioso.

  1. Tenha em mãos utensílios adequados

Para obter bons resultados é necessário que você disponha de ferramentas que vão te auxiliar no processo de jardinagem.

Anota aí: tesoura de poda, luvas de jardinagem, pá, faca afiada e regador são itens essenciais. Além dessas ferramentas, você vai precisar ter em sua disposição suprimentos para o seu jardim, como sementes e adubos.

  1. Avalie as características do lugar

Após reunir todas as ferramentas necessárias, faça um levantamento do local onde você vai montar o seu jardim. Avalie o solo, condições de vento e sombra para definir quais plantas serão adequadas para ele.

  1. Faça uma lista de plantas

Pesquise em sites especializados quais os tipos de plantas compatíveis com o seu espaço e depois monte uma lista com as quais você deseja ter em seu jardim. Existem plantas que preferem locais com sombra, outras porém necessitam de locais com bastante iluminação natural.

  1. Plantio em solo

Para plantar sua muda no solo, abra um buraco com o dobro do tamanho de sua raiz, enquanto você faz esse processo, deixe sua muda numa bacia com água. Depois de ter feito isso, encha o buraco que você fez com fertilizante, terra e coloque a planta dentro dele, cobrindo a planta da raiz até o caule. Após esse procedimento, aperte a terra em volta e regue para que ela fique certinha.

  1. Plantio em Vaso

Comece colocando argila expandida ou brita no fundo do vaso para drenagem, acrescente uma manta de poliéster e seguida terra com composto. Depois disso posicionar a muda e acertar a terra, seguindo os mesmos passos como no solo.

  1. Cuide da manutenção da planta

Periodicamente, se faz necessário podar a planta para que ela tenha energia para crescer forte e saudável. O ideal é fazer as podas no talo para tirar o excesso. Cada planta exige um tempo de poda diferente, procure se informar qual é o tempo das plantas do seu jardim.

  1. Readube as plantas

Principalmente as que foram plantadas em vasos, pois a terra pode ficar pobre em nutrientes essenciais para o seu crescimento.

  1. Cuidado com o excesso de água

Preste atenção na hora de regar suas plantas. O excesso de água prejudica a saúde delas e apodrece a raiz. Regue-as de manhã bem cedo ou a noite. Nunca em sol forte, pois a água no solo ferve a raiz e já nas folhas formam lupas queimando-as.

Na Loja do Dida você encontra todas as ferramentas que precisa para deixar o seu jardim lindo e bem cuidado. Visite o nosso site e saiba mais.

Leave a comment

3 Comments

  1. Gostei muito do que li aqui no seu site.Estou estudando o assunto,Mas quero agradecer por que seu texto foi muito valido. Obrigado 🙂

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *