Conheça os 9 tipos de brocas mais usadas

A broca é um acessórios que quando acoplado a uma furadeira é utilizada para fazer aberturas de furos cilíndricos. Para escolher a broca correta você tem que levar em conta alguns fatores como o diâmetro do furo e o material que será perfurado.

Segurança em primeiro lugar

Segurança parece ser clichê, mas é fundamental falar nesse assunto sempre que for falar que tarefas com ferramentas elétricas e cortantes. Para usar furadeira é necessário usar luvas de EPI, pois a broca pode ficar quente ao finalizar o furo e óculos de proteção para proteger os olhos de fagulhas.

Os principais tipos de brocas e suas funções

Pode parecer loucura, mas existem  centenas de modelos de brocas se considerarmos as especiais e as especializadas. Mas, para que fique fácil a sua escolha para tarefas do dia a dia, vamos apresentar algumas mais conhecidas no mercado. Confira:

Broca três pontas:
Esse tipo de broca é específica para o trabalho em todos os tipos de madeiras. Elas costumam ser fabricadas em aço carbono, o que as torna mais resistentes ao calor gerado pelo atrito da madeira com as resinas.

Broca aço rápido:
Esse modelo de broca é recomendado para quem irá trabalhar com superfícies metálicas.

Broca de videa:

Deve ser utilizada apenas em concreto, alvenaria e mármore. Recomenda-se que esse modelo de broca seja utilizado com a furadeira na posição martelete.

Broca serra copo:

Serve para fazer furos com diâmetros maiores. São muitos os modelos de serras copo, existindo uma específica para cada tipo de material.

Brocas SDS:

Assim como a de Videa, esse modelo de broca é recomendado para a perfuração de concreto, mármores e alvenaria em geral, porém de forma mais profissional e segura. Possui um sistema de encaixe especial capaz de prevenir eventuais deslizes durante a perfuração, o que costuma ser comum com alguns modelos de brocas.

As Brocas SDS são divididas em dois tipos:

– SDS-Plus: Utilizados nos martelos de classe até 4kg.

– SDS-Max: Utilizado nos martelos superiores a 4kg.

Broca serpentina:

Apropriadas para o uso em madeiras duras, macias e úmidas. Esse modelo de broca proporciona uma perfuração com ótimo acabamento e escoamento de cavacos.

Broca chata:

Utilizada para perfurar madeira, aglomerados e fibras. Recomendada para casos nos quais o material a ser perfurado é muito grosso, pois esse modelo de broca possui uma capacidade de perfuração acima de 20cm.

Broca multiconstruction:

É o único modelo de broca que pode ser utilizado para a perfuração de todas as superfícies.

Broca para vidro:

Vidros são materiais mais delicados, portanto para realizar a perfuração dessa superfície faz-se necessário o uso de uma broca especial. São dois os modelos disponíveis:

– Brocas de diamante de ponta arredondada: Ideais para furos de até 1,27cm de diâmetro.

– Brocas de diamante ocas: são adequadas para furos maiores do que 1,27cm de diâmetro.

Gostaram das nossas dicas? Continue nos acompanhando que vem muito mais por aí!

9 tipos de brocas

jogo de Broca de aço irwin jogo de broca irwin jogo de broca 13 peças jogo de broca fura tudo jogo de brocas aço jogo de broca 3 ponta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *