Serra de Esquadria: para que serve e como usá-la?

A Serra de Esquadria tem como principal função fazer cortes precisos em diferentes ângulos que pode chegar até 90° e cantos considerados complicados dependendo da máquina.  Essa ferramenta é muito utilizada para fazer itens como sancas e rodapés, mas também pode ser utilizada para fazer peças como molduras dando acabamento perfeito.

A Serra de Esquadria realiza o trabalho de maneira rápida e suave e geralmente é utilizada em madeira, mas também pode ser utilizada em outros materiais como plástico, alumínio, pisos e azulejos, basta adquirir o disco de corte indicado.

Os discos de dentes finos são indicados para cortes suaves e de precisão e o disco padrão são mais utilizados para realizar tarefas mais básicas.

Tipos de Serras de Esquadria

Existem três tipos de serras de esquadrias

  • Serra de esquadria comum: Faz cortes perpendiculares em madeira e outros materiais em ângulos que variam entre 45 graus, possui dispositivo de trava que mantem a lâmina alinhada.
  • Serra de esquadria composta: Realiza cortes em ângulo composto, pois possui a função de inclinação da lâmina em ângulos específicos.
  • Serra de esquadria de Correr: Essa esquadria possui um braço horizontal que pode atravessar o material cortado, onde é possível fazer cortes de pedaços de madeira mais largos.

Dicas de uso e segurança

  • O ideal é que a serra esquadria seja instalada em local amplo e bem iluminado para facilitar o trabalho com peças maiores.
  • Se não tiver experiência no uso da ferramenta, peça ajuda a alguém que domine o uso de serras de esquadria.
  • Treine os cortes com a serra de esquadria em materiais reserva até sentir segurança e dominar a operação da ferramenta.
  • Antes de iniciar os cortes certifique-se de que a lâmina tenha atingido sua velocidade máxima.
  • Utilize-se sempre equipamento de proteção individual como óculos de proteção, protetores de ouvidos, luvas e máscara.
  • Mantenha o local de trabalho sempre limpo, serragem é um material inflamável assim como outros materiais podem contem compostos químicos e tóxicos.

Na Loja do Dida você encontra vários tipos de serras elétricas, inclusive as serras de esquadria.

serra-esquadria

Serra Esquadria Gamma Serra Esquadria Vonder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *