Discos diamantado: Conheça as diferenças e saiba escolher

O que são Discos Diamantados?

As máquinas de corte elétricas funcionam por meio de discos diamantados, que são responsáveis por cortar diversos tipos de materiais como vidro, concreto, porcelanato e madeira.

Estes discos são uma espécie de abrasivo. O mecanismo é composto por grãos de diamante fixados através de uma liga metálica chamada de “banda”. Ao efetuar o corte os grãos de diamantes são desgastados e eliminados junto com o material.

Com o uso, a banda de corte começa a ficar lisa, “cega”. Nesse caso, o disco não conseguirá cortar o material, ou então, cortará em velocidade reduzida.

Dica importante: Para reafiar o disco, basta fazer alguns cortes em material extremamente duro, como blocos de cimento ou pedra arenito.

Tipos de banda:

  • Contínua

A banda contínua oferece uma superfície de corte totalmente plana e contínua. Por isso é muito utilizada para cortes em pisos, azulejos, porcelanatos e mármores. Também é indicada para aplicações que exigem alta qualidade de acabamento como, por exemplo, revestimentos cerâmicos, já que sua ação de corte ininterrupta reduz o “lascamento” da superfície do material.

  • Segmentada

É indicada para corte de materiais brutos que não requerem alta precisão e qualidade de acabamento, como concreto, tijolo, reboco, refratários e basalto. Proporcionam cortes com pouco atrito porque as gargantas eliminam o contato contínuo entre a banda de corte e o material, ajudando a refrigerar ambos.

Podem ser segmentados em:

  1. Discos diamantados segmentados para concreto:Serve para cortes de concreto, concreto curado, refratários duros e alvenaria.
  2. Discos diamantados segmentados para asfalto: Serve para cortes em asfalto, asfalto sobre concreto, concreto verde, refratários abrasivos e materiais abrasivos.
  3. Discos diamantados segmentados para granito e mármore: Serve para cortes em granito, mármore e pedras naturais.
  4. Discos diamantados segmentados multiuso: Serve para cortes em materiais duros, pedras naturais, concreto e alvenaria.

Discos diamantado Turbo

São utilizados para cortes em concretos, rebocos, refratários, tijolos, basalto e outros materiais que não requerem um acabamento com extrema lisura, mas também não podem lascar ou apresentar rebarbas. Combinam a velocidade, o acabamento e a estabilidade da banda lisa com a refrigeração da banda segmentada. Existe também o disco diamantado turbo especial para porcelanato.

Dicas de utilização

  • Certifique-se que o material a ser cortado esteja corretamente fixo por uma morsa ou qualquer outro tipo de acessório de fixação;
  • Nunca fique na frente da máquina. Ao ligá-la deixe o disco girar livre por um minuto antes de operação;
  • Não permita trepidações do disco sobre o material;
  • Utilize os discos em um ângulo de 90º em relação à peça;
  • Após o término do trabalho, retire o disco e limpe o equipamento. Principalmente flanges, parafusos e fusos.

Segurança

Para esse tipo de operação é obrigatório o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI). São eles: protetores auriculares, máscara de respiração anti-pó, óculos ou viseira de segurança, avental e luvas de raspa de couro, touca de proteção e botas reforçadas.

Outra sugestão importante é sempre utilizar o disco adequado para o tipo de material que deseja cortar. Seguindo todas as dicas, a escolha do disco diamantado ficará ainda mais fácil.

Acesse nosso site e confira nossos discos com 10% de desconto! 😱
E claro, continue nos acompanhando. Até a próxima.

disco diamantado

Disco diamantado irwin Disco diamantado boda Disco Diamantado azulejo
Leave a comment

3 Comments

  1. Fui em varios sites na internet para pesquisar sobre isso, li varios sites e
    nenhum se compara a esse aqui, seu Artigo e exelente,
    muito bem feito e explicativo, adorei. obrigado pelas informaçoes.

    desculpe o portugues estou fora do BR a anos.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *