Cuidados no uso do Compactador de Solo

Não confunda. Compactadores de solos podem ser imensas máquinas rodoviárias, como aquelas que são passadas por sobre as camadas de concreto em autopistas. Contudo, estamos falando aqui dos equipamentos manuais e operáveis por pessoas – muitas vezes conhecidos como compactador de solo à percussão.

O compactador de solo é um equipamento versátil e sua operação é razoavelmente simples, mas exige alguma experiência, força e firmeza nas mãos. O ideal é que esse tipo de máquina seja sempre operada por alguém qualificado, sendo que sua operação obedece a duas normas distintas: a NR-18 e a NR-12. Os compactadores são usados para compactar solos granulados e mistos, e costumam ser amplamente empregados na formação de bases e fundações para pisos.

Cuidados no Uso
Os compactadores são máquinas pesadas para a operação manual – geralmente possuem entre 50kg e 60kg de peso e motores bastante potentes, movidos a gasolina. Alguns cuidados em seu uso são sempre recomendados, para evitar problemas e acidentes:

  • Nunca utilizar o equipamento em locais fechados – os motores a combustão geram monóxido de carbono, um gás potencialmente mortal;
  • Não fumar ou gerar faíscas na proximidade da máquina, já que essa utiliza líquidos inflamáveis e emite gases;
  • Evite compactar áreas próximas de valas, barrancos e encostas, que ofereçam riscos de desmoronamento ou deslizamento;
  • Mantenha mãos e pés afastados das partes móveis do equipamento, sempre utilizando os EPIs para operar o compactador (máscara, óculos, luvas, etc).

O transporte da máquina também deve ser cuidadoso. Algumas rotinas deverão ser seguidas:

  • Esvazie o tanque de gasolina e, se necessário, limpe-o;
  • Tente fixar bem o equipamento para evitar seu deslocamento durante o transporte;
  • Ao içar ou erguer a máquina, prenda amarras apenas nos lugares indicados;
  • Seja delicado e tome cuidado para não danificar a borracha sanfonada;
  • Sempre que possível, fixe o equipamento de pé, na posição de trabalho dele;
  • Verifique sempre se complementos e acessórios estão sendo levados e tome um cuidado especial com fios e cabos.

Mão na Massa

Uma vez que o compactador esteja no canteiro de obras é hora de preparar o terreno para sua utilização.

Primeiro, retire das proximidades toda e qualquer coisa que possa atrapalhar a operação ou ficar no caminho do compactador de solo. Levante e posicione o compactador de solo em local nivelado do terreno, para evitar que ele escape das mãos do operador ou caia. Fique atento para não compactar superfícies pontiagudas, que podem causar danos à sanfona.

Antes de ligar, verifique o óleo da percussão e seu nível, e abasteça com gasolina apenas com o motor desligado. Observe os tipos de solo a serem compactados e evite passar por cima de asfalto, blocos ou calçadas de pedra. Siga essas instruções e bom trabalho! Qualidade com segurança é na Loja do Dida!

Adquira agora mesmo Compactadores de Solo Menegotti

 

compactador de solo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *