As lixas:
A lixa é um papel com material de superfície abrasiva, frequentemente utilizado para polir madeira, metais, entre outros.
Ela é a ferramenta mais usada no pré-acabamento, livrando a peça de farpas, desníveis, desigualdades, dando um aspecto uniforme e agradável ao toque.
Existe uma grande variedade de material abrasivo na indústria, dentre os quais os tipos mais comuns de lixas em folhas são:
Usada molhada com água, solventes, etc. Conforme vai sendo trabalhado a própria água vai limpando as impurezas retiradas do objeto lixado, é excelente para lixar resina, gesso, massa de lanterneiro, etc.
- Lixa madeira
Usada seca, somente em madeira.
Usada seca, somente em superfícies metálicas.
- Lixa massa
Ideal para o lixamento de rebocos, argamassas, massa corrida e gesso.
Granulações:
As lixas têm graduações, e essa especificação chama-se grão ou grana. As numerações dependem do tipo de lixa e até mesmo de cada fabricante, granulações comuns vão de 36 até 600.
Lixa d’água ………………………………… 80 a 2000
Ferro ………………………………………… 36 a 220
Massa ………………………………………. 60 a 220
Madeira ……………………………………. 36 a 320
Quanto mais baixo o número, mais grossa será a lixa. Quanto mais alto o número, mais fina a lixa.
Acabamento:
Para se obter um bom acabamento da superfície é obrigatório começar a lixação no sentido: Lixa mais grossa primeiro, lixa mais fina na sequência.
Por exemplo: Se considerarmos começar com uma lixa 220 (e desejamos um acabamento extremamente liso), podemos continuar com uma lixa 320, depois uma 400 e ainda uma 600.
As lixas são um material necessário em quase todos os trabalhos, por isso é sempre bom ter uma reserva em casa. Na Loja do Dida você encontra diversas opções em várias granulações, confira!
Loja do Dida
/ 21 de agosto de 2017Obrigada 😉
Nosso blog e loja virtual é gerenciado por uma Agência Digital. Caso queira entrar em contato com eles acesse http://www.oxigenweb.com.br