Pintura em madeira: cuidados e preparos

Existem vários produtos específicos para pintura em madeira. No entanto é preciso saber aonde ela está localizada e qual a finalidade pretendida, de modo que possa saber aplicar as técnicas corretas e escolher os produtos adequados. Confira!

Nova pintura ou repintura?

Se você for realizar a primeira pintura na superfície da madeira, observe se ela tem buracos ou rachaduras. Caso sim, faça o emassamento, que corrige bem esses defeitos.

Em seguida, faça um bom lixamento e finalmente remova todos os resíduos e o pó do lixamento, usando ar ou um pano seco.

Se o caso for o de repintura e a pintura existente estiver em boas condições, aplique um lixamento suave e remova os resíduos antes de aplicar o produto. Porém, se a pintura existente apresentar fissuras ou partículas soltas, recomendamos sua completa remoção.

Depois, proceda com uma nova pintura. O rendimento de tintas e vernizes é de 30 a 35 m2 por galão.

Emassamento:

Aplique massa para madeira YL 1424/Cores para eliminar defeitos como buracos e rachaduras. Eles podem ser corrigidos perfeitamente através da aplicação do produto com uma espátula.

Use a massa com a cor mais próxima da madeira. Para isso, a superfície precisa estar limpa, seca e isenta de pó. Deixe secar bem antes de promover o lixamento. Massa corrida para madeira ou parede apresenta consumo na faixa de 5 a 8 m2 por galão.

Como preparar a madeira para a primeira pintura ou repintura?

A ocasião mais básica para o preparo da madeira é a primeira pintura. Você deverá lixá-la bem para eliminar as farpas e, em seguida, aplicar uma demão de fundo branco fosco.

Sua diluição deverá ser de até 30% de água rás, dependendo da absorção da superfície.

Corrija as imperfeições com massa a óleo. Após a secagem, lixar novamente, eliminar o pó e finalmente aplicar a tinta.

Na repintura sobre madeira, o procedimento é semelhante ao da primeira pintura, dispensando-se a aplicação de fundo branco fosco.

Primeira pintura de verniz sobre a madeira?

Lixe a madeira para eliminar as farpas. Aplique uma demão de selador para madeira, com diluição de até 100% de thinner especial para selador em caso de produtos concentrados – e dependendo da absorção da superfície. Após a secagem, lixar novamente, eliminar o pó e aplicar o verniz.

Na repintura, o procedimento é semelhante ao da primeira pintura, dispensando-se a aplicação de selador para madeira.

Dica útil: Lixas para Madeira

As lixas são fundamentais para obter um bom acabamento. O objetivo do lixamento é eliminar desigualdades, fibras arrepiadas e pequenos danos na madeira. Isso permite o nivelamento e o alisamento da superfície, proporcionando as condições ideais para a aplicação do acabamento desejado.

O lixamento é feito também entre demãos de seladoras ou fundos, antes de aplicar o produto final e, em muitos casos, até entre as demãos do produto final. Para se obter um lixamento adequado, é necessário utilizar a lixa apropriada para madeira e utilizar uma sequência gradual de granas.

No nosso site você encontra os produtos necessários para restaurar sua peça em madeira, aproveita o desconto!

 

pintura em madeira

Lixadeira Orbital Lixadeira ferro Lixa dágua pistola de pintura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *