Como funciona um gerador de energia?

Os geradores de energia apresentam características que convertem a energia mecânica em energia elétrica, baseado no fenômeno da indução eletromagnética.
Há diversas maneiras de gerar energia elétrica, como usinas hidrelétricas, sistemas e painéis solares e ampliação ou expansão das energias renováveis, não conseguimos viver sem este recurso, dependemos da energia para trabalhar, usar diversos equipamentos, nos comunicar e realizar tarefas domésticas corriqueiras.

Como o nosso sistema elétrico ainda apresenta algumas valhas e possíveis apagões ainda mais em estações com altos índices de chuvas e tempestades, a utilização de grupos geradores de energia é bastante frequente em indústrias, hotéis, hospitais, grandes eventos e até mesmo residências possuem este equipamento para suprir possíveis quedas de energia, vários modelos e potências são disponibilizados aos consumidores para diferentes fins.

Confira os quatro principais tipos de geradores de energia utilizados no mercado:

  1. GERADOR MECÂNICO

O gerador mecânico é o tipo mais comum, eficiente e variado entre todos os tipos de geradores de energia do mercado. Eles utilizam energia mecânica para ativar o gerador, e produzir energia elétrica.

  1. GERADOR LUMINOSO

Um gerador luminoso é aquele que utiliza um semicondutor – ou material semelhante – para captar a irradiação solar e converter em energia elétrica utilizável em equipamentos comuns. Geralmente, o material em questão é o silício, que possui um alto valor de mercado, encarecendo a fabricação deste tipo de gerador.

  1. GERADOR QUÍMICO

O gerador químico é aquele capaz de converter a energia gerada em reações químicas em energia elétrica utilizável em aparelhos. Ele armazena os elementos necessários para a reação, que geralmente são ativados por algum contato externo, como a ligação que completa o ciclo entre os lados positivo e negativo.

Pilhas e baterias são os tipos mais comuns de geradores químicos. Geralmente, não são utilizados como fontes de energia para consumos de alta potência ou tensão, pois a tecnologia de armazenamento energético em grande escala ainda é muito cara e pouco explorada. No entanto, é uma técnica bastante difundida para inúmeras utilizações em escala menor.

  1. GERADOR TÉRMICO

Geradores térmicos são os tipos de geradores de energia capazes de converter energia diretamente através do calor, ao invés de converter as consequências do calor em outro tipo de energia. No caso de muitos geradores mecânicos, a queima de combustível gera calor que transforma um fluído em vapor, que irá movimentar as turbinas e ativar o gerador. No caso de um gerador térmico, a ação não passa pelo processo indireto, usando o próprio calor como forma de geração.

No nosso site você encontra alguns modelos disponíveis para orçamento, olha só!

gerador de energia gamma   gerador de energia matsuyama

E aí, gostaram das nossas dicas? Deixa seu comentário para a gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *