Os pneus são responsáveis por oferecer respostas eficientes nas freadas e aceleradas, por isso é importante que estejam em perfeito estado. Evitando assim acidentes, e uma viagem segura!
Mas vamos ao que interessa, quais são as checagens essenciais dos pneus que devem ser realizadas periodicamente? Vamos lá!
Exame periódico:
A cada 5 mil quilômetros, desde que nenhum evento fora do normal tenha acontecido, a inspeção dos pneus deve ser feita. Em situações de potencial risco aos pneus, recomenda-se inspecioná-lo imediatamente ao evento.
Pneus de carga:
No caso de pneus com câmara e, que a cada vez que se troca um pneus velho por um novo, deve-se também trocar a câmara e o protetor. Mesmo não tendo grandes reparos, a câmara usada está fadigada, perdendo sua elasticidade e dimensões originais.
Pneus de passeio:
É altamente recomendada a troca das válvulas a cada troca de pneus. Submetidas a fortes pressões, as válvulas se deterioram por envelhecimento e pela ação da força centrífuga.
Pneus “carecas” não viajam:
É fundamental ter atenção às condições dos pneus. Quando atingem uma profundidade de sulco inferior (risquinhos do pneu) a 1,6mm podem ser considerados praticamente “carecas” e têm sua segurança comprometida.
Pressão nos pneus:
A pressão nos pneus possui relação direta com o volume de carga transportada, não existindo uma única de calibragem. Lembre-se que os fabricantes de pneus exibem a pressão máxima suportada na lateral (flanco) do pneu. É a calibragem correta que permite o rendimento e durabilidade do pneu.
Atenção ao estepe:
O estepe deve ser o melhor pneu do veículo, pois será ele que substituirá o danificado. É comum esquecer-se de calibrá-lo e, geralmente, o conjunto pneu/roda é um dos piores itens do veículo, pois se retira este para substituir as rodas amassadas e pneus avariados que estavam em uso.
Alinhamento / balanceamento:
Frequentemente as pessoas confundem alinhamento e balanceamento, mas eles são manutenções completamente diferentes. O alinhamento adequado permite um desgaste regular dos pneus e ainda melhora a eficiência de rolamento, garantindo economia de combustível. Além de obter melhor dirigibilidade em retas e curvas, evita que o veículo desvie ou puxe para os lados.
Se o volante vibra ou o veículo apresenta barulhos em determinadas velocidades é hora de checar o balanceamento. Este cuidado permite que a roda gire sem provocar vibrações. São serviços independentes e normalmente um não afeta o outro, ou seja, é possível fazer balanceamento mesmo que o veículo não apresente condições de alinhamento por suspensão danificada. Recomenda-se estes serviços a cada 10.000 km, juntamente com o rodízio de pneus.
Prazo de garantia:
Sim, pneus também têm vida útil e prazo de garantia. Geralmente são cinco anos a partir da data de fabricação encontrada na lateral do pneu, onde aparece “DOT xxxx xxxx (SSAA)”, sendo o SS o número da semana do ano em que foi fabricado e AA o ano. Passando o período indicado, é hora de trocar os pneus. Já para os pneus reformados podem ser recapados até 7 anos, segundo o INMETRO.
Suspensão:
Todo defeito que o veículo apresentar na suspensão será refletido diretamente nos pneus. Isso afetará diretamente a durabilidade dos pneus, a estabilidade do veículo, a segurança e o conforto do motorista.
Rodízio dos pneus:
A cada 10 mil quilômetros ou após a constatação da necessidade, o rodízio dos pneus deve ser feito com critério, pois há um procedimento correto no sentido da inversão. A manutenção ajuda na durabilidade dos pneus e no desgaste uniforme.
Que tal checar o seu? Procure um centro automotivo, afinal, o mais importante é manter a sua segurança em dia.