Todo bom marceneiro reconhece a importância do acabamento em uma construção de madeira, pois é através deste toque final que uma peça ganha identidade, elegância e formato único. Para desenvolver a personalização desses artigos como molduras, ranhuras, bordas e encaixe, você pode contar com a ajuda da tupia, ferramenta simples e versátil capaz de produzir […]
Todo bom marceneiro reconhece a importância do acabamento em uma construção de madeira, pois é através deste toque final que uma peça ganha identidade, elegância e formato único. Para desenvolver a personalização desses artigos como molduras, ranhuras, bordas e encaixe, você pode contar com a ajuda da tupia, ferramenta simples e versátil capaz de produzir inúmeros detalhes de acabamento em madeira.
A tupia tem recursos específicos para regular a profundidade dos cortes, assim a sua criatividade nunca chega ao fim! Mas preste atenção: antes de adquirir esta ferramenta você precisa ter noção de como ela funciona realmente, visto que a tupia gira em alta velocidade e tem fresas cortantes como acessório, além de existir em diferentes tipos.
Tipo de tupia
Laminadora: Compacta, prática, de tamanho e peso reduzido, a tupia laminadora é de fácil manuseio e facilita a execução do trabalho. Indicada para atividade de laminação ou refilamento, com fresas de 6 mm, 8 mm e de 1/4, não permite a regulagem da profundidade durante a operação. Este modelo é bastante utilizado em construção civil.
Coluna: voltada para uso profissional, a tupia de coluna é bastante eficaz na aplicação de dobradiças, fechaduras, cortes, encaixes e afins. Possui diversas funções e aparatos eletrônicos, sendo um dos modelos mais procurados pelos marceneiros.
Feita para ser manuseada utilizando as duas mãos, dispõe de maior segurança na operação e regulagem precisa.
Bancada: Ideal para trabalhos repetitivos e acabamentos em portas, janelas e bancadas, sua estrutura é projetada sob uma mesa.
Dicas
- Utilize o equipamento sempre com proteção individual (EPI’S);
- Para conservar a ferramenta, mantenha as fresas longe de materiais abrasivos;
- Use a fresa sempre no sentido contrário para ter maior controle da ferramenta;
- Segure a tupia utilizando as duas mãos para evitar risco de acidente.
Limpeza
A limpeza da tupia deve ser feita regularmente para assegurar a durabilidade do material, para quem trabalha com resina, é aconselhável utilizar álcool para limpeza da fresa, lembre-se de guardar o material no abrigo do sol e com umidade excessiva.
O acabamento com auxílio da máquina de tupia faz toda a diferença para sua obra em madeira, principalmente se você procura entregar projetos cada vez mais personalizados. Não deixe de consultar nossos preços e adquira esta ferramenta com condições especiais.