Você sabia que um ferro de solda sujo pode causar perda na condução do calor? Isso provoca, dentre muitas coisas, a distribuição inconsistente do calor na ponta e compromete a precisão da solda. Para garantir melhor condução térmica, e consequentemente garantir soldas melhores, é necessário que você limpe o ferro sempre que perceber que a ponta […]
Você sabia que um ferro de solda sujo pode causar perda na condução do calor? Isso provoca, dentre muitas coisas, a distribuição inconsistente do calor na ponta e compromete a precisão da solda.
Para garantir melhor condução térmica, e consequentemente garantir soldas melhores, é necessário que você limpe o ferro sempre que perceber que a ponta dele está ficando escura.
Atenção! Nunca se deve lixar ou limar a ponta do ferro de solda!
A limpeza do ferro pode ser feita com uma esponja comum, que utilizamos na cozinha de casa, ou uma esponja de aço específica para limpeza de aço inox.
Para realizar a limpeza com as esponjas convencionais é preciso umedecê-la com água e limpar o ferro toda vez que for utilizado. Isso irá impedir que impurezas contaminem a soldagem e gerem as chamadas “soldas frias”. Enquanto a limpeza com a esponja de aço deve ser feita com o ferro ainda quente, colocando-a em um recipiente de vidro, garantindo assim que você não irá se queimar.
Após limpá-lo basta por estanho na ponta para dissipar o calor e não o danificar. Mas cuidado, o estanho deve ser posto somente na ponta e não em outros locais do ferro.
Observações: a limpeza do ferro deve ser rápida e deve-se evitar a limpeza com ele deitado.