Os equipamentos de proteção individual (EPI) tem como principal objetivo prevenir acidentes de trabalho. Preservando sua segurança e saúde física! A utilização dos equipamentos é necessária, a prática de segurança deve ser realizada em todas as etapas da obra, evitando acidentes como: impacto de objetos, quedas, ruídos, contato com produtos químicos, cortes profundos e etc. […]
Os equipamentos de proteção individual (EPI) tem como principal objetivo prevenir acidentes de trabalho. Preservando sua segurança e saúde física!
A utilização dos equipamentos é necessária, a prática de segurança deve ser realizada em todas as etapas da obra, evitando acidentes como: impacto de objetos, quedas, ruídos, contato com produtos químicos, cortes profundos e etc.
Os principais equipamentos que devem ser utilizados pelos profissionais da construção civil são:
- Capacete: proteção contra impacto no crânio;
- Óculos: proteção para os olhos;
- Protetor auricular: proteção para o ouvido;
- Máscara para proteção contra pó da obra e químico: proteção para as vias respiratórias;
- Trajar roupas como calça e camisa comprida;
- Luvas de couro ou de plástico: proteção contra material corrosivo ou toxico e contra materiais que possam provocar cortes;
- Botas ou botinas: proteção contra produtos químicos, materiais perfurantes e impactos;
- Cinto de segurança: proteção contra queda;
As empresas que atuam no ramo da construção civil, devem fornecer o kit de proteção individual sem custos ao trabalhador que deve ser responsável pelos cuidados com os equipamentos, como limpeza, conservação e guarda. A empresa também deverá fornecer um treinamento sobre o uso correto dos produtos e, dessa forma, evitar que funcionários trabalhem sem proteção.
A obrigatoriedade do uso do EPI está descrita na NR-6 EPI – Norma Regulamentadora de Equipamento de Proteção Individual, publicada em 8 de junho de 1978 e com alterações e atualizações entre maio de 1982 e dezembro de 2011.
O ministério do trabalho impõe na construção de obras, que os trabalhadores estejam utilizando os EPIs, pois a legislação exige a proteção contra eventuais acidentes físicos no ambiente de trabalho, a não utilização implica em multa e em caso de acidente indenização.
O uso dos EPIs também é muito importante para garantir a segurança e evitar acidentes com trabalhadores autônomos. Se você é autônomo e trabalha com construções, saiba que está exposto a diversos fatores que podem lhe causar um acidente. Prevenir é sempre o melhor remédio!
Encontre diversas opções em Equipamentos para Segurança Individual aqui na Loja do Dida – Líder em Venda de Ferramentas. Compre online e garanta proteção e segurança na sua obra ou construção!
Vem com a gente!