Durante uma pintura com pistola é necessário alguns cuidados, são detalhes simples, que por muitas vezes passam despercebido. Outros são muito importantes e todos os pintores sabem disso, mas na correria do dia a dia acabam passando como se não fossem essenciais. Se esses detalhes tivessem sido observados e corrigidos, o trabalho na seção de […]
Durante uma pintura com pistola é necessário alguns cuidados, são detalhes simples, que por muitas vezes passam despercebido. Outros são muito importantes e todos os pintores sabem disso, mas na correria do dia a dia acabam passando como se não fossem essenciais. Se esses detalhes tivessem sido observados e corrigidos, o trabalho na seção de pintura fluiria com mais tranquilidade e qualidade.
Conheça alguns dos principais problemas encontrados:
– Manômetros das linhas de ar quebrados;
– Excesso de poeira;
– Iluminação deficiente;
– Falta de filtros na linha de ar comprimido;
– Mangueiras e ou tubulações de ar comprimido mal posicionadas e ou dimensionados;
– Peças pintadas sobre cavaletes com resíduos;
– Sujeira nos equipamentos.
E pressa! Por mais que não parece, a pintura é um trabalho delicado que exige de você muito foco e atenção.
Mas vamos ao que interessa, algumas recomendações que podem lhe auxiliar nesse processo diário!
- Área de pintura
A área de pintura deve ser limpa, isenta de poeira e outros contaminantes e também possuir um fluxo direcionado de ar (exaustor) a fim de retirar do ambiente todos os vapores de solventes, assim como o resíduo da tinta pulverizada.
- Linha de ar comprimido
A linha de ar comprimido deve possuir uma leve inclinação, na direção de um dreno ou purgador. O filtro com regulador de pressão, que serve para remover a umidade e indicar através do manômetro a pressão regulada desejada, deve ser instalado próximo ao operador para facilitar a leitura, e pelo menos a 7 metros do compressor. A tomada de ar deve ser feita por cima da linha principal, para evitar que a umidade sobrecarregue os filtros de ar.
- Iluminação
É recomendado o uso de lâmpadas fluorescentes as quais devem ser limpas e ou substituídas quando deficientes.
- Mesa Giratória
Para evitar a movimentação excessiva do operador em volta da peça que está sendo pintada, envernizada e ou pulverizada, recomenda-se colocar uma mesa giratória para permitir a execução da operação em menos tempo e com mais facilidade, porém, mantendo-a sempre limpa.
- Lixamento
Os seladores e vernizes quando aplicados sobre a madeira por exemplo, tornam os defeitos mais evidente. Portanto, é de grande importância que a preparação da superfície seja bem executada.
Confira os equipamentos para lhe ajudar durante a pintura:
E aí, gostou das nossas dicas? Continue nos acompanhando, porquê semana que vem tem mais.