Saiba escolher o modelo correto de Serras

Na hora de serrar madeira ou metais, vários aspectos influenciam na escolha do equipamento mais adequado. As serras podem ser manuais ou elétricas, o tipo de lâmina e a forma dos dentes dependem de cada utilização. Confira as características delas e os cuidados que você deve tomar!

SERRAS MANUAIS

As serras de mão ou serrotes, são usadas em tábuas e painéis de madeira maciça, aglomerado, MDF, compensado etc. O punho é feito de madeira, mais tradicional ou de plástico, que, geralmente, tem uma superfície antiderrapante e antitranspirante. Já a forma dos dentes varia conforme a utilização.

Os verticais servem apenas para traçar. Os universais ou semideitados, chamados de “dupla ação”, permitem serrar também no sentido dos veios. Existem ainda os dentes temperados, que se mantêm afiados por um período cinco vezes superior ao dos demais, mas que não podem ser afiados.

Outro fator que deve ser levado em consideração é o número de dentes por polegada. Para madeiras grossas, o ideal é uma serra de 5-7 TPI (teeth per inch – dentes por polegada). Para trabalhos finos, uma de 9-13 TPI, e muito finos: 13-16 TPI. O modelo mais polivalente é o de 7-9 TPI.TIPOS

Conheça as Serras Manuais

Serrote de costas
Este tipo de serrote tem uma lâmina retangular, sendo ideal para corte em madeira folheada, perfis e molduras.

Serra de caixilhos
É igual ao serrote de costas, só que com dimensões mais reduzidas e dentes com pouca inclinação. Serve para cortar ripas finas, molduras ou entalhes.

Serra de esquadrilhar
Trata-se de uma guia de corte metálica, com precisão milimétrica, à qual é fixada uma serra especial, cuja posição pode ser regulada da direita para a esquerda, segundo ângulos fixos ou grau a grau.

Serra de painéis
O nariz dentado deste tipo de serra permite começar o corte no meio de um painel, sem a necessidade de fazer um furo primeiro.

Serrote de ponta
Este serrote possibilita cortes em curva e aberturas (fazendo, previamente, um furo).

Serra de arco ou de recorte
É composta por um arco metálico e uma lâmina longa desmontável.
Serra de rodear
Também é formada por um arco metálico, mas com maior profundidade, e os dentes são virados para baixo. É perfeita para efetuar trabalhos de modelismo, ou para recorte de contornos arredondados em materiais como folheados e madeiras delicadas.

Serra universal
Pode ser utilizada para cortar uma grande quantidade de materiais, como madeira, plástico e metal.

Serra de metais
É formada por um arco metálico e uma lâmina com os dentes voltados para o exterior. Serve tanto para cortar metais quanto plástico e madeira.
Serra de metais júnior
Possui uma lâmina muito fina e conta, geralmente, com 32 dentes por polegada.

Minisserra de metais
Composta por uma pega simples na qual está fixada uma lâmina para metais, é ideal para trabalhar em peças de difícil acesso.

Serra para concreto celular
É dotada de dentes diamantados (tipo especial de dentes temperados), que são bastante resistentes, específicos para cortar blocos de concreto celular.

SERRAS ELÉTRICAS

As serras elétricas facilitam o trabalho de confecção dos móveis. São vários tipos e opções de lâminas, e entre as mais comuns estão as serras tico-tico e circular.

Serra tico-tico
Este tipo de serra é ideal para realizar cortes em curvas, que, dependendo da espessura da lâmina, podem ser mais ou menos fechadas. Quanto mais estreita for a lâmina, mais fechados serão os cortes, inclusive em materiais grossos (plástico, madeira, metal ou azulejos de cerâmica).

Dicas de segurança:
As serras, principalmente as elétricas, podem causar acidentes graves. Por isso, tenha muito cuidado ao utilizá-las. Além de sempre usar os itens de segurança recomendados – óculos de proteção, máscara, protetores auditivos, botas com biqueira e luva –, faça manutenção periódica dos equipamentos e mantenha as lâminas e o local limpos. Lembre-se também de que as serras devem ser colocadas em um lugar próprio, longe da circulação de pessoas, e bem ventilado.

E aí, gostaram das nossas dicas? Continuem nos acompanhando e fique por dentro de tudo que vai rolar por aqui.

modelos_serra

Serra Mármore Vonder Serra Tico Tico Serra Circular Makita

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *