10 dicas para trocar pneu de carro

Você já ficou preso no acostamento com um pneu murcho? Deseja ser capaz de trocar pneu de carro sem pedir ajuda? A boa notícia: essa não é uma tarefa tão complexa assim, e você pode trocar o pneu do seu carro sozinho. Só precisa dos equipamentos corretos, e boa vontade!

Troca de pneu

Passo a passo de como trocar pneu de carro

  1. Lembre-se de sempre verificar o estado do seu estepe. Se ele está de acordo com as especificações do veículo, se está com a calibragem correta e em dia, se está em um local de fácil alcance. Mantenha seu estepe de acordo com o padrão recomendado. Está tudo ok? Vamos para o segundo passo.
  1. Procure um lugar plano, estável e tranquilo para fazer a troca. Sim, isso significa que você poderá circular um pouco com ele furado, mas não se desespere. A opção mais segura é procurar por uma superfície que impeça o carro de deslizar.
  1. Se estiver em alguma área de bastante circulação, é importante sinalizar que seu carro está parado. Utilize o triângulo e, se necessário, outros recursos como galhos de árvore para destacar seu veículo.
  1. Com o freio de mão puxado e a primeira marcha engatada, inicie a troca do pneu separando todos os acessórios que você vai precisar: estepe, macaco e chave de roda. Posicione o macaco em contato com a parte metálica do carro, e não na plástica, que pode quebrar. Se não souber o local correto, confira no manual do proprietário.
  1. Com o veículo ainda no chão, afrouxe as porcas das rodas girando a chave de roda no sentido anti-horário. Talvez necessite de mais força, então utilize o peso do seu corpo. Ainda não precisa retirar as porcas totalmente.
  1. Acione o macaco para levantar o carro, sempre verificando se ele está estável (caso contrário, desça-o e reposicione o macaco) e tire as porcas por completo. Remova o pneu substituindo-o pelo estepe.
  1. Encaixe os parafusos e comece a apertá-los o suficiente para segurar o pneu. Aperte um de cada vez, fazendo um padrão de estrela. Abaixe o carro até que a roda esteja apoiada no chão, e termine de apertar os pneus, o máximo possível.
  1. Desça o carro completamente e retire o macaco. Se quiser reforçar o aperto dos parafusos, fique à vontade.
  1. Depois disso já é possível colocar o carro completamente no chão, remover o macaco, dar uma última conferida nos parafusos e recolocar a calota. Guarde o pneu furado no lugar do estepe. Nunca o deixe na via, pois, além de poder ser reparado, ele pode causar acidentes. É recomendado não ficar rodando por muito tempo com o estepe, pois ele é apenas um substituto do pneu.
  1. Vá até um especialista depois, para conferir se está tudo ok. E claro, garantir a sua segurança

Gostaram das nossas dicas? Continuem nos acompanhando. No nosso site você encontra todas as peças necessárias para realizar a troca do seu pneu. Aproveita para conferir e garantir suas peças com desconto! 😉

chave de roda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *